quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Passagem de Ano 2008 - 2009



Ora cá estamos no último dia do Ano 2008 , em contagem decrescente para as 00.00 horas do Ano 2009. Nesta data é típico fazerem-se planos para o próximo ano, e os tradicionais desejos: Saúde, Felicidade, Dinheiro...

Normalmente os desejos de fim de ano são acompanhados com alguns actos que estão ligados á superstição, tais como: usar cuecas de cor azul para dar sorte; passar a meia noite em cima de uma cadeira e comer doze passas simbolizando cada uma delas um dos meses do Ano Novo, para ter saúde e sorte ao longo do ano; bater tampas de tachos velhos para festejar a chegada do Ano Novo e afastar as coisas más, em algumas localidades a loiça velha é atirada pela janela representando a renovação do ano velho para o Ano Novo.

A chegada do Ano Novo é comemorada de diversas formas nos vários países, alguns exemplos:

Na Escócia, um dos costumes mais tradicionais da festa de Ano Novo além de se beber uísque,é a de homens e mulheres que nunca se viram beijarem-se na boca.

Na Áustria, existe o hábito de jogar chumbo derretido num copo com água no momento em que o relógio soa as zero horas do Novo Ano. As figuras que se formam quando o chumbo arrefece são guardadas pelas pessoas como um amuleto que irá ajudar na concretização dos pedidos feitos na passagem de ano.

Na Dinamarca, antes do relógio dar as doze badaladas, sobem nas cadeiras e á meia noite, pulam das cadeiras para o Ano Novo e brindam com champanhe.

Na Holanda, na noite de passagem de ano é tradição empilhar as árvores de Natal na rua e fazerem fogueiras, acompanhadas com fogo de artificio.

Na China, o Ano Novo é comemorado entre Janeiro e Fevereiro, tradicionalmente os chineses limpam as suas casas para afastar os maus espíritos e atrair a boa sorte.

Por todo o lado o sentimento é comum, desejos de melhores dias, e sempre que é possível a música, a comida e a bebida estão presentes. Em relação ás superstições existe uma que eu este ano desejo a todos: Não passem a passagem de Ano com os bolsos vazios, pois se assim o fizerem eles irão permanecer assim o ano inteiro e não usem roupa apertada pois é sinónimo de dificuldades económicas, assim sendo desejo-vos a todos UM BOM ANO 2009 e não se esqueçam nada de roupas justas e se possível uma notinha no bolso.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Calendários




Aproxima-se mais um final de ano, estamos no 365º dia do ano 2008 (ano bissexto) do calendário gregoriano. Amanhã será o último dia do ano, motivo de festa e de esperança na nossa cultura. Mas nem todos se regem pelo mesmo calendário, por curiosidade deixo aqui uns excertos de vários textos referentes a alguns calendários que são usados por diversas culturas...
Calendário Romano - Na antiga Roma, no 1º dia dos meses, Kalendae, os sacerdotes anunciavam ao povo as datas importantes do mês. De Kalendae deriva o termo "calendário" (inglês calendar, francês calendrier).
Da reforma do calendário de Júlio César deriva a estrutura calendário utilizado no Ocidente e na maior parte dos países do mundo. Em 43 a.C. Júlio César reformou o calendário sobre uma base solar. o ano foi fixado em 365 dias e introduzido um dia bissexto com cedência quadrienal.O calendário juliano é a base do calendário que actualmente usamos. Em 1582 o papa Gregório XIII introduziu algumas correcções, pelo que o nosso calendário é chamado de gregoriano. A data de inicio de contagem dos anos, no calendário romano, era a data da fundação de Roma, ab Urbe candita, 735 a.C.
Calendário Islâmico - é um calendário lunar, como a tradição islâmica exige a observação oficial, a olho nú, dos fenómenos celestes, no calendário islâmico, as datas de inicio de alguns meses e a sua duração são incertos, podendo haver variações, de local para local, de um ou dois dias nos cálculos das datas dos feriados e festas religiosas.
O ano de 1989 (gregoriano) correspondeu ao ano 1410 da Hégia (islâmico) porque desde 622 até 1989 ocorreram 1410 anos lunares.
Calendário Judeu - segundo a tradição, a contagem do tempo pelos judeus começou no dia em que Deus criou o homem e a mulher (estimada em cerca de 3760 anos e 3 meses antes do nascimento de Cristo, usando a soma das idades das pessoas da Bíblia).
O calendário judeu (ou hebraico), que tem a sua forma actual desde o século IV, tenta simultaneamente manter o alinhamento entre os meses e as estações e sincronizá-los com a lua, é um calendário lunissolar.
Calendário Persa - é o calendário solar mais preciso da actualidade, foi adoptado em 1925, substituindo um calendário tradicional do século XI, de que manteve os nomes dos meses. É composto por 12 meses.
Calendário Civil Indiano - este calendário mantém-se sincronizado com o calendário gregoriano. O calendário Nacional da Índia foi adaptado oficialmente a 1 de Caitra de 1879 Saka Era, ou seja, a 22 de Março de 1957 (data gregoriana). É composto por 12 meses.
Calendário Copta - é um calendário solar que ainda é utilizado no Egipto pela comunidade Copta. Também tem 12 meses.
Calendário Maia - os índios Maia, da América Central usavam três calendários, o calendário histórico de contagem longa (parecido com o sistema da Data Juliana), o calendário civil Haab e o calendário religioso Tzolkin.Estes calendários já não são usados actualmente.
Fonte:

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Gaivotas


Espécie abundante na nossa costa, as gaivotas (Laurus Cachinnans) são aves marinhas, tipicamente de cor cinzenta e branca. Alimentam-se de peixe ou de restos deixados ao abandono, consomem vários tipos de alimentos, são aves predadoras e necrófagas. Vivem em grandes bandos que nidificam em terra nas zonas costeiras. Em Sines temos um ditado que é "Gaivotas em terra sinal de vendaval".As gaivotas também são um prenúncio de boa pescaria para quem fica em terra e avista os barcos da pesca a chegarem á baía acompanhados pelos bandos de gaivotas, que lutam pelo peixe fresco acabado de apanhar.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Luzes de Natal
















Ontem á noite fui dar uma volta a pé para ver o efeito das luzinhas dos adereços natalícios que se encontram espalhados por vários locais da cidade. O efeito é belo, no entanto notei que nas janelas das casas e mesmo nas montras do comércio local os adereços são menos, nalguns casos nem existem, talvez seja o resultado dos tempos em que vivemos. Concerteza que para o ano irá ser melhor.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Simbolos de Natal




Além do tradicional presépio dos Bombeiros Voluntários de Sines, junto ao castelo de Sines também existe um presépio. Este é da responsabilidade da Câmara Municipal de Sines, faz parte de um conjunto de adereços natalícios que são distribuidos por vários pontos da cidade, para assinalar a quadra em que nos encontramos. No ano passado este adereço foi vandalizado, tendo sido destruidos alguns dos elementos expostos, espero que não se repita. A novidade desde ano é a pintura das figuras, que dá uma certa beleza e alegria.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Reciclagem




A partir de 22 de Dezembro de 2008, a autarquia irá colocar dois pontos de recolha para tampas de plástico usadas (durante um mês), um será na Piscina Municipal de Sines Carlos Manafaia e no exterior do Centro de Artes de Sines.O objectivo desta campanha é recolher uma tonelada de tampas de plástico, sensibilizando a população para as vantagens da reciclagem e, também ajudar os Bombeiros Voluntários de Sines.


As tampas recolhidas serão oferecidas aos Bombeiros Voluntários de Sines para que sejam entregues à empresa Rotary Clube de Sintra e em troca receberem uma cadeira de rodas para as suas instalações.


Fonte: (http://www.sines.pt/PT/Actualidade/noticias/Paginas/Reciclarparaajudar.aspx)

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Presépio dos Bombeiros Voluntários de Sines




No dia 1 de Dezembro foi inaugurado o presépio da Associação dos Bombeiros Voluntários de Sines, o mesmo encontra-se exposto no exterior do quartel dos Bombeiros Voluntários de Sines, podendo ser apreciado por qualquer pessoa que se desloque ao local.


Uma iniciativa que deve ser louvada , pelo trabalho voluntário dos intervenientes.

domingo, 7 de dezembro de 2008

Museu de Sines - Casa de Vasco da Gama





















A nossa cidade encontra-se mais rica. O Museu de Sines - Casa de Vasco da Gama situado no castelo de Sines, já se encontra em funcionamento desde o dia 24 de Novembro de 2008. O mesmo pode ser visitado gratuitamente, de 3ª feira a Domingo, incluindo feriados (excepto Natal, Ano Novo, Páscoa) no horário compreendido entre as 10 horas e as 13 horas e das 14 horas até ás 17 horas.

O Museu de Sines - Casa de Vasco da Gama situa-se nos edifícios interiores do castelo de Sines, tendo os mesmo sido recuperados, esta obra foi co-financiada por fundos comunitários do FEDER,através do plano operacional da cultura, e contou com a colaboração científica do Igespar - Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico.

O famoso tesouro do Gaio encontra-se exposto, e todo um conjunto de testemunhos da história de Sines. Vale a pena apreciar as pinturas recuperadas dos tectos do Paço dos Governadores Militares e também as estruturas de suporte da cobertura da Torre de Menagem.

Certamente que este espaço irá ser visitado por muita gente, vale a pena dar uma olhadela...

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Farol do Cabo de Sines




Construído em Abril de 1880, ao longo dos anos tem sofrido as necessárias modificações para que corresponda da melhor maneira á sua função que é servir de ponto de referência á navegação marítima. " A luz do farol sofreu algumas alterações ao longo dos tempos, sendo inicialmente a petróleo, (nível constante, e incandescência pelo vapor do petróleo), posteriormente electrificado, constítuido por grupos electrogéneos e finalmente ligado á rede pública".


Localização: Perto do extremo do cabo, próximo de Sines Costeiro.


Latitude: 37º 57,65´ N


Longitude: 08º 52,74´ W


Altura: 22 mts


Altitude: 56 mts


Alcance: 26 milhas (aproximadamente 48 Kms)




Fonte: Direcção de Faróis