quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Passagem de Ano 2008 - 2009



Ora cá estamos no último dia do Ano 2008 , em contagem decrescente para as 00.00 horas do Ano 2009. Nesta data é típico fazerem-se planos para o próximo ano, e os tradicionais desejos: Saúde, Felicidade, Dinheiro...

Normalmente os desejos de fim de ano são acompanhados com alguns actos que estão ligados á superstição, tais como: usar cuecas de cor azul para dar sorte; passar a meia noite em cima de uma cadeira e comer doze passas simbolizando cada uma delas um dos meses do Ano Novo, para ter saúde e sorte ao longo do ano; bater tampas de tachos velhos para festejar a chegada do Ano Novo e afastar as coisas más, em algumas localidades a loiça velha é atirada pela janela representando a renovação do ano velho para o Ano Novo.

A chegada do Ano Novo é comemorada de diversas formas nos vários países, alguns exemplos:

Na Escócia, um dos costumes mais tradicionais da festa de Ano Novo além de se beber uísque,é a de homens e mulheres que nunca se viram beijarem-se na boca.

Na Áustria, existe o hábito de jogar chumbo derretido num copo com água no momento em que o relógio soa as zero horas do Novo Ano. As figuras que se formam quando o chumbo arrefece são guardadas pelas pessoas como um amuleto que irá ajudar na concretização dos pedidos feitos na passagem de ano.

Na Dinamarca, antes do relógio dar as doze badaladas, sobem nas cadeiras e á meia noite, pulam das cadeiras para o Ano Novo e brindam com champanhe.

Na Holanda, na noite de passagem de ano é tradição empilhar as árvores de Natal na rua e fazerem fogueiras, acompanhadas com fogo de artificio.

Na China, o Ano Novo é comemorado entre Janeiro e Fevereiro, tradicionalmente os chineses limpam as suas casas para afastar os maus espíritos e atrair a boa sorte.

Por todo o lado o sentimento é comum, desejos de melhores dias, e sempre que é possível a música, a comida e a bebida estão presentes. Em relação ás superstições existe uma que eu este ano desejo a todos: Não passem a passagem de Ano com os bolsos vazios, pois se assim o fizerem eles irão permanecer assim o ano inteiro e não usem roupa apertada pois é sinónimo de dificuldades económicas, assim sendo desejo-vos a todos UM BOM ANO 2009 e não se esqueçam nada de roupas justas e se possível uma notinha no bolso.

Nenhum comentário: