terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Calendários




Aproxima-se mais um final de ano, estamos no 365º dia do ano 2008 (ano bissexto) do calendário gregoriano. Amanhã será o último dia do ano, motivo de festa e de esperança na nossa cultura. Mas nem todos se regem pelo mesmo calendário, por curiosidade deixo aqui uns excertos de vários textos referentes a alguns calendários que são usados por diversas culturas...
Calendário Romano - Na antiga Roma, no 1º dia dos meses, Kalendae, os sacerdotes anunciavam ao povo as datas importantes do mês. De Kalendae deriva o termo "calendário" (inglês calendar, francês calendrier).
Da reforma do calendário de Júlio César deriva a estrutura calendário utilizado no Ocidente e na maior parte dos países do mundo. Em 43 a.C. Júlio César reformou o calendário sobre uma base solar. o ano foi fixado em 365 dias e introduzido um dia bissexto com cedência quadrienal.O calendário juliano é a base do calendário que actualmente usamos. Em 1582 o papa Gregório XIII introduziu algumas correcções, pelo que o nosso calendário é chamado de gregoriano. A data de inicio de contagem dos anos, no calendário romano, era a data da fundação de Roma, ab Urbe candita, 735 a.C.
Calendário Islâmico - é um calendário lunar, como a tradição islâmica exige a observação oficial, a olho nú, dos fenómenos celestes, no calendário islâmico, as datas de inicio de alguns meses e a sua duração são incertos, podendo haver variações, de local para local, de um ou dois dias nos cálculos das datas dos feriados e festas religiosas.
O ano de 1989 (gregoriano) correspondeu ao ano 1410 da Hégia (islâmico) porque desde 622 até 1989 ocorreram 1410 anos lunares.
Calendário Judeu - segundo a tradição, a contagem do tempo pelos judeus começou no dia em que Deus criou o homem e a mulher (estimada em cerca de 3760 anos e 3 meses antes do nascimento de Cristo, usando a soma das idades das pessoas da Bíblia).
O calendário judeu (ou hebraico), que tem a sua forma actual desde o século IV, tenta simultaneamente manter o alinhamento entre os meses e as estações e sincronizá-los com a lua, é um calendário lunissolar.
Calendário Persa - é o calendário solar mais preciso da actualidade, foi adoptado em 1925, substituindo um calendário tradicional do século XI, de que manteve os nomes dos meses. É composto por 12 meses.
Calendário Civil Indiano - este calendário mantém-se sincronizado com o calendário gregoriano. O calendário Nacional da Índia foi adaptado oficialmente a 1 de Caitra de 1879 Saka Era, ou seja, a 22 de Março de 1957 (data gregoriana). É composto por 12 meses.
Calendário Copta - é um calendário solar que ainda é utilizado no Egipto pela comunidade Copta. Também tem 12 meses.
Calendário Maia - os índios Maia, da América Central usavam três calendários, o calendário histórico de contagem longa (parecido com o sistema da Data Juliana), o calendário civil Haab e o calendário religioso Tzolkin.Estes calendários já não são usados actualmente.
Fonte:

Nenhum comentário: