sábado, 10 de novembro de 2012
Nuvens cumulonimbus avistadas perto de Sines
Ontem ao fim do dia podiamos avistar na zona nascente de Sines várias nuvens com grandes dimensões. As suas formas eram fora do comum e o efeito da luz solar deram-nos um espetacular fim de tarde. Estas nuvens são designadas "cumulonimbus".
Wikipédia:
Cumulonimbus é um tipo de nuvem de desenvolvimento vertical (família D2), que é densa, atinge grandes altitudes e está associada a eventos meteorológicos extremos como raios e pancadas de chuva. A palavra Cumulonimbus vem do Latim: Cumulus que significa "acúmulo" e Nimbus que significa nuvem. É formada quando há muita instabilidade atmosférica e podem aparecer sozinhas, em aglomerados ou associadas à frentes frias. Essas nuvnes geralmente surgem do desenvolvimeto dos cumulus ( nesse estágio são chamados cumulus congestus e seu máximo desenvolvimento origina uma supercélula, um evento meteorológico extremo com características especiais.
Os cumulonimbus são alimentados por fenómenos de convecção muito vigorosos (por vezes com ventos de mais de 92 km/h). Na base, são formados por gotículas de água, mas nas zonas mais elevadas da "bigorna", são já formadas por cristais de gelo. Podem estar associados a todas as formas de precipitação forte, incluindo grandes gotículas de chuva, neve ou granizo. Uma trovoada é basicamente uma nuvem cumulonimbus capaz de produzir ventos fortes e tempestuosos, raios, trovões e mesmo, por vezes, violentos tornados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário