segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Acidentes Rodoviários











Esta é uma situação que poderemos encontrar em qualquer altura ou mesmo estarmos envolvidos nela. Sempre que presenciar ou for vítima de um acidente rodoviário, existe uma série de procedimentos que deverá efectuar para a sua segurança e a dos outros.
- Não fume nem permita que fumem no local do acidente, pois poderá haver fuga de combustível.
-Desligue o motor dos veículos acidentados, por vezes é necessário recorrer á bateria para desligar os bornes.
- Trave os veículos sinistrados com o travão de mão, no caso de não ter acesso ao travão de mão coloque pedras nas rodas de modo a imobilizar o veículo.
- Tape com terra as manchas de combustível ou óleo derramado.
- Em caso de incêndio use um extintor (dirigido sempre para a base das chamas) ou terra para o apagar.
- Sinalize o local do acidente, para que os condutores dos outros veículos se apercebam. Para isso vista o colete reflector e coloque o triângulo de emergência na via, se possível peça a alguém que devidamente sinalizado faça sinal aos outros condutores para que reduzam a velocidade ao aproximarem-se do local do acidente.
- Ligue para o (112) ou utilize os postos avisadores SOS, quando for atendido indique o local exacto do acidente, número de vitimas, o estado aparente das mesmas, número de veículos envolvidos, tipo de veículos.
Todos estes dados em principio irão ser-lhe pedidos pelo operador que o atender.
Em relação ás vitimas deverá agir com rapidez, mas se não tiver preparação não lhes mexa. Os primeiros socorros mal prestados poderão ocasionar lesões ou agravar as já existentes. Só numa situação de incêndio é que deve tentar retirar uma pessoa encarcerada. Não tire o capacete a um motociclista acidentado. Não dê de beber ou de comer a uma vitima de acidente. Fale com elas e reconforte-as até á chegada dos meios de socorro.
Fonte: Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil

Nenhum comentário: