terça-feira, 23 de junho de 2009

Fotos - 2º Passeio Cicloturismo "Agente Barbot" (5)











Fotos - 2º Passeio Cicloturismo "Agente Barbot" (4)











Fotos - 2º Passeio Cicloturismo "Agente Barbot" (3)











Fotos - 2º Passeio Cicloturismo "Agente Barbot" (2)











Fotos - 2º Passeio Cicloturismo "Agente Barbot" (1)











2º Passeio Cicloturismo "Agente Barbot"







Realizou-se no passado dia 10 de Junho o 2º Passeio de Cicloturismo Agente Barbot, este passeio envolveu 14 equipas totalizando 95 participantes, o circuito realizou-se entre Sines - Porto Covo - Ilha do Pessegueiro - Sonega - Sines, tendo finalizado com um almoço convívio no parque de merendas em Sines. Este almoço foi abrilhantado pelo Grupo Coral de Beringel que se juntou á organização . O objectivo deste passeio foi conseguido, segundo relatou o Sr. Fernando Sebastião, organizador do evento, pois foram apurados 1020 € que foram atribuidos á instituição "Cercisiago". No próximo ano haverá mais e melhor...

Navio "Oro" naufragou em Sines




A 04 de Fevereiro de 1957 o navio cargueiro espanhol "Oro" naufragou na zona do Rio do Ouro em Sines (actualmente a antiga zona do Rio do Ouro é onde se situa o viaduto junto á A.P.S.), este navio navegava com uma carga de "chapas" de madeira, que acabaram por dar á costa, tendo a maioria sido aproveitada por populares. Deste naufrágio resultou um morto e dezasseis salvados. O salvamento dos tripulantes foi efectuado pelos Bombeiros Voluntários de Sines, através do chamado método da bóia calção, este método consiste no lançamento de um cabo para o navio naufragado, através de um foguete, ficando estabelecida uma ligação entre terra e o navio. Esta ligação movimenta uma bóia circular com calção onde o socorrista é transportado para o navio e posteriormente os salvados são conduzidos até terra. Actualmente este meio de salvamento já se encontra obsoleto pela sua grande dificuldade de manobra. Toda esta operação originou a atribuição por parte do governo Espanhol de uma condecoração como forma de reconhecimento pelo empenho na operação de salvamento, o General Franco deslocou-se á capitania do Porto de Sines para atribuir uma condecoração á corporação e a um elemento dos Bombeiros Voluntários de Sines (o homem que se deslocou a bordo do navio - actualmente Chefe do Quadro de Honra - Sr. Davide).

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Cabo de Sines



















Aqui estão duas fotos que mostram o Cabo de Sines visto de Sul para Norte. Estas fotos foram tiradas antes da obra de reforço do talude do molhe Oeste.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Carregas da Ribeira de Sines





















Antigamente na ribeira de Sines existiam os carregas, estes homens tinham como função carregar as caixas (na altura de madeira) de pescado para a lota e para os compradores de peixe. Era vê-los na azáfama diária, hoje em dia esta função foi substituída por veículos motorizados (empilhadores) e mesmo a descarga dos barcos já é feita através de sistemas mecânicos (braços carga hidráulicos). Aqui ficam umas fotos antigas onde se pode ver os carregas na sua função.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Marina de Sines





















Situada a meio caminho entre a Peninsula de Setúbal e o Algarve a marina de Sines encontra-se em funcionamento desde 1997. Durante todo o ano a marina encontra-se permanentemente com movimento. É um dos pontos de entrada de alguns turistas na nossa cidade.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Terminal Contentores - Sines
















Vista parcial do terminal XXI (zona terminal de contentores) em funcionamento desde 2004. Este terminal é gerido pela empresa PSA - Terminais de Contentores S.A.
Este terminal pode receber navios porta contentores de grande porte. As mercadorias descarregadas são posteriormente movimentadas através de comboio e de camiões até chegarem ao seu destino final.

domingo, 7 de junho de 2009

Karate em Sines (3)




















Continua a decorrer no pavilhão da Escola 2, 3 Vasco da Gama em Sines, durante o dia de hoje até ás 22,30 horas o "Open Karate Cup", durante a manhã decorreram várias eliminatórias, o programa para a tarde será composto pela continuação das eliminatórias, no período da noite haverá lugar ás meias finais e finais (Kata / Kumite) e a entrega de medalhas estando prevista a cerimónia de encerramento ás 22,00 horas. (Para ver imagens clique aqui) .

sábado, 6 de junho de 2009

Karate em Sines (2)


























Aqui ficam umas fotos referentes ao estágio de Karate Do que está a decorrer em Sines no pavilhão da escola E.B. 2/3 Vasco da Gama em Sines

Karate em Sines

















Este fim de semana em Sines realiza-se no pavilhão da Escola Vasco da Gama em Sines um estágio de Karate (dia 06 de Junho - sábado) e um Open karate Cup Kata/Kumite (dia 07 de Junho - domingo), o Karate é uma modalidade praticada por atletas do Ginásio Clube de Sines. Estes estágios são feitos em várias localidades, intervalados por um período de cerca de seis meses, e tem como objectivo principal submeter os atletas a exames (exames de promoção). Esta iniciativa envolve mais de uma centena de pessoas (atletas e técnicos), além dos acompanhantes. É pena que se realize naquele pavilhão, pois o mesmo torna-se limitado para um evento deste género. Mesmo assim aconselho a ir dar uma olhadela...