sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Águia em Sines








Já lá vão 32 anos, aos sábados á tarde era quase como um ritual a miudagem deixava a brincadeira e ia sentar-se em frente do televisor para ver o "Espaço 1999", nessa altura os televisores eram a preto e branco. O "Espaço 1999" era uma série de ficção cientifica sobre os ocupantes de uma base lunar na Lua (base Alpha), e a sua viagem pelo espaço, depois da Lua ser projectada para o espaço devido á explosão dos resíduos radioactivos existentes na mesma, que eram produzidos pelos reactores nucleares da Terra. A série foi transmitida em 1976, tinha excelentes efeitos especiais considerados para a época, a série caracterizou-se por ser muito bem projectada e por produzir modelos em escala, incluindo a Águia, um veículo de transporte entre a Terra e a Lua.


Recordo-me de um carnaval de Sines, nos finais dos anos 70, em que um dos carros alegóricos era a Águia, o carro foi feito por uma empresa de Sines, os figurantes eram crianças e iam vestidas com fatos espaciais, a Águia tinha no seu topo uma pistola (tubo metálico) que atirava jactos de papelinhos coloridos, aquilo é que foi, conseguiram deslumbrar crianças e adultos. Após essa viagem carnavalesca a águia aterrou no antigo I.O.S. em Sines, e durante cerca de três décadas fez milhares de viagens no imaginário das várias gerações que por lá têem passado. Há cerca de três ou quatro anos por motivos de segurança e devido á reestruturação do parque infantil foi retirada.A Águia voou até ás instalações da Câmara Municipal de Sines na Z.I.L. 2 (está á espera da enfardadeira). Esta viagem parece que será a sua viagem final, a não ser que... alguém se lembre que aquele "brinquedo" é um marco na história de Sines, é uma obra de arte, é uma pena desaparecer assim, o mesmo poderia ser colocado no casão do Carnaval de Sines, até poderia ser utilizado num carro alegórico nos próximos anos...Tenho esperança que alguém leia este artigo e que aproveite estas ideias, ainda vão a tempo !

4 comentários:

Anônimo disse...

olá dei alguns dias com este aguia no Catacombs e comecei a pesquisar para ver se sabia mais alguma coisa se ainda existia o parque o que tinha sido feito do aguia e foi com alguma pena que vi o que tinha acontecido... é pena

acabei de fazer um post tb sobre o assunto

cumprimentos,

ja

Paulo Morgado disse...

Olá João. Há uns anos atrás fui de propósito a Sines, fotografei o águia ainda no parque infantil e coloquei essas fotos nas Catacombs.
Estou tristissimo por ver o que aconteceu ao Águia.
Não sei se foste tu quem tirou esta foto, mas se foste, gostava de ter a tua permissão para postá-la nas Catacombs.
O meu e-mail/facebook é paulojorgemorgado@hotmail.com
Obrigado.

Unknown disse...

Realmente é uma pena ver o objecto icónio do parque infantil do IOS (Sines) ter sido retirádo sem que se consulta-se a população em geral.
Desde criança que me lembro do Águi ser o ponto central de todo o parque e que não havia criança que lá não brincasse mesmo que nunca soubesse a sua história e o que tão bem retratou.
Por mim fazia sentido por em prática a ideia que sujeriram de o por novamente no desfile de Carnaval seria dignificante e teria todo o sentido para todos os Sinienses.

Prosperi disse...

No final dos anos 70 e início dos 80, que muita saudade me traz, fazia desse parque infantil um pouso obrigatório para muitas horas de brincadeira.
José Pedro Prosperi