domingo, 16 de dezembro de 2012

Obras na Avenida Vasco da Gama em Sines




 


Pais Natal das "motas" andaram pela cidade de Sines

 
Jardim das Descobertas - Sines
 
Mais um ano em que os pais Natal das "motas" como são popularmente conhecidos, andaram a distribuir presentes em vários pontos do concelho de Sines. Este evento é organizado pela Junta de Freguesia de Sines, tendo a colaboração do Vespa Clube do Alentejo Litoral e outros motards.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Praça Tomás Ribeiro - adereço de Natal - Sines


Praia Vasco da Gama - Sines


Praga do escaravelho vermelho está a destruir as palmeiras em Sines

 Rhynchophorus Ferrugineus
 
Largo 5 de Outubro - Sines

Largo 5 de Outubro - Sines

Parque Infantil - Largo 5 de Outubro - Sines

Largo Ramos da Costa - Sines

Largo da Boavista - Sines

Jardim das Descobertas - Estrada da Costa do Norte - Sines

Rua Particular - Sines

Estacionamento junto á Capitania - Sines

Estacionamento junto á Capitania - Sines

Falésia Avenida Vasco da Gama - Sines

Falésia Avenida Vasco da Gama - Sines

Falésia Avenida Vasco da Gama - Sines

Avenida Vasco da Gama - Sines

Avenida Vasco da Gama - Sines
 
 
As palmeiras das Canárias (Phoenix Canariensis) em Sines, à semelhança de outras localidades do Sul do país, encontram-se a ser dizimadas pela praga do escaravelho vermelho (Rhynchophorus Ferrugineus), este insecto é um besouro, que pode voar cerca de 5 kms, o que torna a sua expansão muito rápida. Prefere o tempo quente para se deslocar. São as suas larvas que destroiem as palmeiras ao sugar a seiva das mesmas acabando por as secar. Além dos tratamentos com químicos que deverão ser aplicados nas palmeiras saudáveis que se encontrem nas zonas contaminadas, é essencial o corte e destruição das palmeiras secas (mortas) para evitar a propagação da dita praga. Será urgente o corte e a destruição das palmeiras que se encontrem secas (contaminadas) , talvez o meio mais eficaz para destrui-las seja a sua queima. Pois a situação em Sines está a tornar-se bastante grave em relação a esta espécie...
Já alguém pensou em reflorestação com a mesma espécie ou semelhante !? Nem é muito dificil, basta apanharmos as suas bagas, que se encontram maduras e atirá-las para a terra, a natureza irá encarregar-se do resto....  


sábado, 1 de dezembro de 2012

Avenida Vasco da Gama junto à ribeira - 2010 / 2012 - Sines

 
 
 
2010

 
2012
 
Separadas por um período de dois anos aqui ficam duas imagens da Avenida Vasco da Gama junto à ribeira. Aguardemos pela conclusão das obras para podermos fazer novo registo comparativo.

69ª aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Sines

Hoje a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Sines comemora o seu 69º aniversário. Para assinalar esta data a partir das 09,00 horas haverá desfile de viaturas e fanfarra pela cidade ; 10,00 horas recepção aos convidados ; 10,15 horas içar das bandeiras ; 10,30 horas romagem ao cemitério ; 11,45 horas visita ao novo quartel, com plantação de várias àrvores e pelas 13,00 horas almoço de confraternização.
Parabéns à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Sines.