terça-feira, 27 de novembro de 2012

Obra do novo quartel da associação humanitária de bombeiros voluntários de Sines

 
A obra encontra-se na fase final, estando a decorrer os acabamentos que são morosos. No dia 1 de Dezembro de 2012, dia em que a Associação comemora o seu 69º aniversário, está agendada no programa das comemorações, pelas 11,45h. visita ao quartel, com plantação de várias árvores. 

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Uma das vista do ponto mais alto de Sines


Vista do ponto mais alto de Sines, aqui podemos ver a Repsol (complexo petroquímico), a Galp (refinaria) e a EDP (central termoeléctrica).

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Pôr do sol na baía de Sines

Um fim de tarde de Novembro na baía de Sines.

Foto cedida gentilmente por: Pedro Santa Bárbara

sábado, 10 de novembro de 2012

Obra pavilhão dos desportos - Sines


A parte de madeira da cobertura está quase colocada, brevemente serão colocadas as telhas.

Nuvens cumulonimbus avistadas perto de Sines



Ontem ao fim do dia podiamos avistar na zona nascente de Sines várias nuvens com grandes dimensões. As suas formas eram fora do comum e o efeito da luz solar deram-nos um espetacular fim de tarde. Estas nuvens são designadas "cumulonimbus".

Wikipédia:
Cumulonimbus é um tipo de nuvem de desenvolvimento vertical (família D2), que é densa, atinge grandes altitudes e está associada a eventos meteorológicos extremos como raios e pancadas de chuva. A palavra Cumulonimbus vem do Latim: Cumulus que significa "acúmulo" e Nimbus que significa nuvem. É formada quando há muita instabilidade atmosférica e podem aparecer sozinhas, em aglomerados ou associadas à frentes frias. Essas nuvnes geralmente surgem do desenvolvimeto dos cumulus ( nesse estágio são chamados cumulus congestus e seu máximo desenvolvimento origina uma supercélula, um evento meteorológico extremo com características especiais.
Os cumulonimbus são alimentados por fenómenos de convecção muito vigorosos (por vezes com ventos de mais de 92 km/h). Na base, são formados por gotículas de água, mas nas zonas mais elevadas da "bigorna", são já formadas por cristais de gelo. Podem estar associados a todas as formas de precipitação forte, incluindo grandes gotículas de chuva, neve ou granizo. Uma trovoada é basicamente uma nuvem cumulonimbus capaz de produzir ventos fortes e tempestuosos, raios, trovões e mesmo, por vezes, violentos tornados.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Pavilhão dos desportos - Sines



Colocação da primeira viga na cobertura do novo pavilhão dos desportos. Estas fotos foram tiradas em 02-10-2012.