terça-feira, 28 de agosto de 2012

Banho 29 - Sines

Amanhã na praia Vasco da Gama em Sines mais uma edição do tradicional banho 29. Quem puder apareça, e não se esqueçam de ir vestidos como manda a tradição...

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Ao largo de Sines

Procissão no mar - Nossa Senhora das Sallas - padroeira dos pescadores de Sines


Paragem das embarcações ao largo de Sines para lançamento ao mar de uma coroa de flores em honra da padroeira dos pescadores de Sines. Como manda a tradição após o lançamento da coroa de flores à água, os mestres das embarcações tocam as buzinas das mesmas e de seguida rumam para terra.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Preparativos para a procissão no mar - Sines



No dia 15 de Agosto á tarde realizar-se-á a procissão no mar. Hoje já estavam algumas embarcações a serem enfeitadas para o tradicional passeio no mar com a imagem de Nossa Senhora das Sallas (padroeira dos pescadores).

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Túmulo de um natural de Sines - D. Vasco da Gama

Túmulo do mais famoso natural de Sines, D. Vasco da Gama. Encontra-se no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa.
Faleceu a 24 de Dezembro de 1524 tendo sido sepultado na Igreja de São Francisco (Cochim). Em 1539 os seus restos mortais foram transladados para Portugal, mais concretamente para a Igreja de um convento carmelita, conhecido actualmente como Quinta do Carmo, próximo da Vidigueira. Aqui estiveram até 1880, data em que ocorreu a trasladação para o Mosteiro dos Jerónimos, ficando ao lado do túmulo de Luís Vaz de Camões.