terça-feira, 22 de junho de 2010

Caravelas Portuguesas - Sines

Na foto podemos ver uma caravela portuguesa, esta foto foi tirada em Abril na zona do Canto do Mosqueiro - Costa do Norte em Sines. Como ontem iniciou o Verão, o que implica um acréscimo de pessoas na praia, fica aqui o alerta de que estes animais são venenosos, estes animais não têem movimento próprio, flutuam ao sabor das correntes. A caravela portuguesa também é identificada como água-viva, estes animais possuem células urticantes. Mais uma vez, se virem alguns destes animais, dentro ou fora de água, não toquem neles.

domingo, 20 de junho de 2010

Nascente da praia do Convento - Sines


Quem utiliza o acesso Sul a Sines, depara-se com um "buraco" no muro de pedra junto á rotunda da marina. Este "buraco" no muro foi feito quando se realizaram obras naquela zona, e desde então tem causado intriga a variadas pessoas e a mim também. Ora bem, recentemente tive conhecimento através de relatos que o dito "buraco" é uma forma de referenciar aquele local onde as gentes de Sines antigamente (primeira metade do século XX) usavam a água doce da nascente para lavarem as suas roupas, esta nascente desaguava na praia do Convento - praia da Moura. Locais que desapareceram na década de setenta quando foram feitas as obras do complexo industrial em Sines. Ora se os relatos forem verídicos seria interessante a colocação de uma placa informativa naquele local.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Sines - Praia da Moura

Esta foto é do ano de 1907, tirada na zona da Praia da Moura. Actualmente é a zona da rotunda da marina em Sines. Esta zona foi alterada na década de 70, quando foram feitas as obras do complexo industrial de Sines.

domingo, 13 de junho de 2010

Pólo aquático em Sines

No inicio do século XX (1919) na baía de Sines praticava-se pólo aquático, como se pode confirmar na foto. Este desafio aquático realizou-se devido á deslocação do Club Naval de Lisboa a Sines. Esta modalidade foi inserida nas actividades daquele clube na visita a Sines (relatos da época).


quinta-feira, 10 de junho de 2010

Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas

Hoje dia 10 de Junho comemora-se o Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas. Foi escolhida esta data devido a ser o dia em que se assinala a morte de Luís de Camões no ano de 1580. Durante o Estado Novo era comemorado como o Dia da Raça.

Pontal - Praia de Sines

Na foto podemos ver o Pontal, com o seu miradouro, que possibilita uma visão magnifica sobre a baía de Sines. Esta foto é da primeira metade do século XX.

Praia de Sines


Fotos do inicio do século XX (1919), na foto pode ver-se pescadores no Pontal.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Dia Internacional dos Oceanos

Hoje comemora-se o dia internacional dos oceanos.

Esta comemoração pretende ser um tributo aos oceanos e a tudo o que eles nos fornecem. Também serve para alertar para o galopante aumento da poluição, que cada vez mais se faz sentir em todos os oceanos.