sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Limpeza da costa - São Torpes / Terminal XXI - Sines

No passado dia 23 o navio "Wec Velazquez" perdeu três contentores ao largo de Sines, devido ás más condições do mar (forte ondulação). Um dos contentores continha fruta, um outro continha águas e outro equipamentos eléctricos. A maior parte desta carga (garrafas plásticas com água e embalagens plásticas) acabaram por dar á costa, na zona entre São Torpes e o Terminal XXI, antigamente conhecida como praia do Larido. Como se pode ver na foto os trabalhos de limpeza da costa já tiveram inicio, estando os mesmos a ser executados por elementos ao serviço da Administração do Porto de Sines

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Capricho da natureza





Junto ao muro da Câmara Municipal de Sines (Largo 5 de Outubro) deparamo-nos com uma árvore que ao longo dos anos tem se vindo a adaptar á proximidade do muro, tendo-se moldado ao mesmo. É o chamado "capricho da natureza"...

Marco geodésico do Cabo de Sines

Marco geodésico, também conhecido por vértice geodésico, talefe e no Alentejo muitas vezes por gurita. Normalmente é construído em forma cilíndrica ou piramidal, sendo a sua função indicar um ponto no terreno, que posteriormente será representado numa carta geográfica. Esta representa a superfície terrestre numa perspectiva plana, para isso foi imaginada uma rede de vários triângulos ligados entre si, correspondendo em cada vértice dos triângulos á localização real de um marco geodésico. Em Portugal existem cerca de 8.000 marcos geodésicos. na foto podemos ver o marco geodésico do Cabo de Sines.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Baía e praia de Sines - anos 80


Aqui ficam duas fotos referentes á zona da praia e da baía de Sines, estas fotos foram tiradas nos princípios dos anos 80 do século XX. Em ambas podemos ver a estrada em terra batida, hoje, Avenida Vasco da Gama.

Campanha de recolha de REEE - Sines




No período de 18 de Fevereiro a 18 de Março encontra-se colocado junto á portaria principal da Petrogal em Sines um ponto electrão onde poderão ser depositados todos os resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE), uma iniciativa da área de ambiente da refinaria de Sines.
Exemplos de equipamentos que se podem colocar no contentor: - aspiradores ; torradeiras ; ferros engomar ; maquinas de café ; máquinas de barbear ; berbequins ;- computadores ; ratos ; teclados ; telemóveis ; impressoras ; - televisores ; MP3 ou MP4 ; câmara de filmar ou digitais ; rádios ;- brinquedos electrónicos ; consolas de jogos ; jogos de vídeo ; etc.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Carnaval de Sines 2010













Aqui ficam umas fotos de alguns carros alegóricos do Carnaval de Sines 2010. O mau tempo teima em estragar a festa aos foliões de Sines. Talvez seja uma opção, apostar em força na Mostra de Carnaval de Verão, levando em consideração o imenso trabalho que todos os intervenientes tiveram na elaboração de carros e fatos para a festa.


domingo, 14 de fevereiro de 2010

Carnaval de Sines 2010

Carnaval de Sines 2010

Carnaval de Sines 2010

Com muito frio e por fim com chuva o Carnaval de Sines 2010 saiu para a Avenida Vasco da Gama hoje á tarde. O corso acabou por ser interrompido a meio, devido á chuva que teimou em cair, acabando por estragar a festa. No entanto há que dar valor a todos os intervenientes, em especial aos figurantes que desfilaram com menos roupa. Nota positiva este ano, para as cores alegres dos carros alegóricos.

Denunciar localização de lixeiras ilegais

Dois alunos do Departamento de Engenharia Electrónica e Telecomunicações e de Novas Tecnologias da Comunicação da U.A. desenvolveram um site na internet no qual qualquer cidadão pode denunciar a localização de lixeiras ilegais em território nacional. (Fonte: Público online)

Para aceder ao referido site: (Clique aqui)

Traineiras de Sines


domingo, 7 de fevereiro de 2010

Recordação - Carnaval de Sines 1992


Em 1992 a artista convidada foi a Regina Duarte, actriz brasileira da telenovela "Rainha da Sucata", o corso carnavalesco desfilava na Avenida General Humberto Delgado em Sines. Julgo que foi o ano em que houve a maior enchente na história do Carnaval de Sines. Nesse ano resolvi em conjunto com uns amigos fazer um carro folião intitulado "Os Compadres". A nossa indumentaria foi o traje alentejano, e o tema da folia foi o convívio e a amizade, acompanhada de cantigas, linguiça e chouriço assado na brasa ,regado com vinho e outras bebidas espírituosas. Foram três dias de folia a sério, concluídas com a atribuição do 1º prémio de carro folião do Carnaval de Sines 1992. Tivemos direito a prémio monetário (que foi investido num belo jantar), medalhas para cada elemento e a uma taça que ainda se encontra exposta na Cervejaria "O Buraco", ponto de reunião dos compadres naquela altura.

N.R.P. Sagres em Sines


Aqui fica uma foto do navio escola Sagres, quando esteve atracado no porto de Sines para visita ao público, na sequência das comemorações do dia nacional da marinha no ano de 2006.

Ilha do Pessegueiro - Porto Côvo - Sines

A ilha do Pessegueiro localiza-se na costa do Alentejo Litoral, ao largo da freguesia de Porto Côvo (da qual depende administrativamente), no concelho de Sines. A ilha, assim como a costa adjacente, faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Os estudiosos acreditam que a ocupação desta costa remonta a navegadores Cartagineses, em época anterior à segunda guerra púnica (218-202 a.C.). À época da Invasão Romana da Península Ibérica, a ilha abrigou um pequeno centro pesqueiro, conforme atestam os vestígios, recentemente descobertos, de tanques de salga.
À época da Dinastia Filipina, projectou-se ampliar aquele ancoradouro natural com o objectivo de evitar que corsários o usassem como ponto de apoio naquele trecho do litoral. Um enrocamento artificial de pedras ligaria a ilha do Pessegueiro à linha costeira.
A partir de 1590, no âmbito desse projecto, foi iniciado, em posição dominante na ilha, a edificação do Forte de Santo Alberto, com a função de cruzar fogos com o Forte de Nossa Senhora da Queimada, que lhe era fronteiro, no continente.

Fonte: Wikipédia

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Plantas - Sines











Aqui ficam umas fotos, onde se podem ver algumas plantas existentes na falésia na Avª Vasco da Gama em Sines. Bastante exóticas estas plantas proliferam nesta zona.




quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010