domingo, 31 de janeiro de 2010

Helicóptero de Busca e Salvamento



Fotos tiradas na zona da Costa do Norte em Sines, aquando da realização de buscas a um pescador desaparecido.

Filmagem realizada em Agosto de 2009 na zona de Sesimbra, onde se pode observar uma operação de treino de salvamento em grande ângulo realizada com um meio aéreo (Agusta Westland EH 101 Merlin).

Cabo de Sines



Filmagem feita em Fevereiro de 2009 no Cabo de Sines

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Armazéns da Ribeira de Cima - Sines


Este edifício era utilizado principalmente para armazenamento de apetrechos de pesca, no piso mais baixo do mesmo, chegou a funcionar um viveiro de marisco (nos tempos da calheta), este viveiro era principalmente para a lagosta, pesca muito praticada em Sines nos anos 60/70. Hoje o edifício já não possui condições de utilização. Localizado numa zona privilegiada, com excelente vista para o mar, aguarda por uma recuperação para que possa ser utilizado condignamente.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Torre de emissão da Rádio Sines

No lugar de Monte Chãos perto da estação meteorológica de Sines encontra-se um edifício, em tempos usado pelos Bombeiros Voluntários de Sines como torre de vigia durante a época de fogos. Hoje este edifício serve somente de apoio técnico á torre de emissão da Rádio Sines - Emissora da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Sines. Recentemente foi colocada em funcionamento a nova torre emissora, foi aumentada a altura da torre, que passou a ter 120 metros, o que possibilita a melhoria da difusão da emissão.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Terminal Granéis Líquidos do Porto de Sines







Aqui ficam algumas imagens do terminal de graneis líquidos do Porto de Sines, aqui são feitas as movimentações de vários produtos derivados do petróleo, por exemplo: ramas, refinados, LPG, metanol e nafta química. Este terminal é composto por seis postos de acostagem e encontra-se a funcionar desde 1978.
Fonte: Administração do Porto de Sines

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Aquacultura em Sines


A Sul de Sines, resguardado pelo molhe, encontram-se os viveiros de peixe (aquacultura). Aqui são criadas essencialmente duas espécies, os robalos e as douradas. Após atingirem a medida standard irão ser colocados no mercado para consumo humano.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Pedreira de Sines



A pedreira de Sines situa-se a Sul da cidade. O inicio da sua exploração ocorreu durante os anos 70 do século passado, parte da pedra tirada na pedreira foi empregue nas grandes obras marítimas feitas em Sines, ao longo dos anos tem havido um decréscimo na exploração da pedreira, no entanto ainda se encontra em actividade.Ocasionalmente ainda ocorrem rebentamentos (desmontes de pedras), efectuados pela empresa que explora a pedreira.
A Administração do Porto de Sines é a entidade que tem a jurisdição do referido espaço.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Rebentamento na Pedreira - Sines


Clicar sobre a imagem para ampliar

Quem consulta o sitio na internet do Instituto de Meteorologia I.P., no quadro referente á sismologia, pode constatar que no dia 14 de Janeiro de 2010 pelas 16,30 horas a Oeste (W) de Sines, foi registado um abalo sísmico com uma magnitude de 1,5 na escala de Richter. Ora devido á coincidência dos dados (hora, local e data), certamente que o abalo registado corresponde a mais um rebentamento efectuado nesse dia pelas 16,30 horas na pedreira em Sines. A informação relativa ao rebentamento (desmonte de pedra) foi confirmada pelo Serviço Municipal de Protecção Civil.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Chuva intensa (continuação) - Sines

Na sequência do post anterior, aqui fica uma imagem referente a uma das inundações ocorridas no dia 12 de Janeiro de 2010 na sequência das fortes chuvadas que se abateram na região de Sines. A imagem é referente á rotunda de Vale Marim (junto ao terminal XXI), esta zona inundou tendo originado estragos materiais num dos veículos que circulava na zona naquela altura. Como se pode ver a viatura ligeira ficou imobilizada, necessitando de um reboque para ser removida do local. Não houve feridos, as autoridades competentes estiveram no local. A proprietária do veículo vai reclamar junto da entidade responsável pela via, que no caso é a "Estradas de Portugal E.P.".

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Chuva intensa - Sines


No dia 12 de Janeiro de 2010 pelas 12.00 horas era este o estado da Estrada da Afeiteira em Sines. Esta via encontrava-se inundada causando alguma dificuldade na circulação automóvel. O mau tempo tem causado vários contratempos, em especial nas zonas de confluência das condutas subterrâneas de águas pluviais.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Escola Básica nº 1 - Sines



Duas fotos separadas por algumas dezenas de anos, a primeira foto é da primeira metade do século XX a segunda foto é actual. A maior parte da população de Sines passou por esta escola.


sábado, 9 de janeiro de 2010

Fontes e Bicas de Sines

Bica de Santa Luzia


Bica do Castelo


Fonte Dona Betaça


Fonte do Bailão

Aqui ficam umas fotos referentes ás fontes e bicas existentes em Sines (perimetro urbano).


quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

"Descida" da Ribeira - Sines

Aqui ficam duas fotos separadas por várias dezenas de anos, a primeira é da primeira metade do século XX e a segunda é actual.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Molhe do Porto de Pesca de Sines


Vista do lado Sudoeste do molhe do porto de pesca de Sines, mar bastante agitado, com vento predominante do quadrante Sul.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Notas antigas (VIII)


Dez mil escudos ou dez contos como se dizia, equivalem aproximadamente a € 50,00.
(Exemplares de 1991; 1995).
Existiram mais notas, mas as que aqui estão reproduzidas nestes oito posts, são as que eu conheci.