terça-feira, 29 de setembro de 2009

terça-feira, 22 de setembro de 2009

domingo, 20 de setembro de 2009

Transporte especial em Sines











Na noite do dia 17 de Setembro e na madrugada do dia 18 de Setembro, circulou no Concelho de Sines (entre a Metalsines e o Porto de Sines - Portsines) um transporte especial, este transporte movimentou um forno que foi construído por uma empresa local "Compelmada" nas antigas instalações da Metalsines, tendo como destino final os Camarões - África. O transporte foi feito por estrada, nalguns locais teve de circular na faixa contrária de modo a evitar obstáculos, mesmo assim houve necessidade de desmontar alguns pórticos de indicação no I.P.8 á entrada de Sines. Esta operação teve inicio ás 22,15 horas do dia 17 e terminou pelas 09,30 horas do dia 18, um percurso de cerca de 17 kms percorrido em 11 horas a uma média de 1,5 kms / hora. Como é natural esta operação despertou a curiosidade de muitas pessoas, que ficaram surpreendidas com as dimensões do forno. Cerca de 200 toneladas, com 42 metros de cumprimento , 3,5 metros de largura e no transporte com cerca de 6,75 metros de altura, é mesmo para despertar a atenção... Mais uma grande obra da metalomecânica feita por gentes de Sines.

domingo, 13 de setembro de 2009

O tanque



Local de eleição para um bom mergulho, local que marcou a geração de 70, o tanque da Condotte era o sitio escolhido pela maioria da rapaziada para esse efeito. Na altura a ida a uma piscina era uma coisa rara, e então quase todos os miúdos da época tiravam uma tarde soalheira para virem em grupo ao tanque dar uns mergulhos, era com orgulho que se dizia "Fui dar uns mergulhos ao tanque". Este tanque foi construído como equipamento de apoio aos estaleiros da Condotte que se situavam ao lado do actual clube náutico (empresa italiana que construiu o molhe Oeste em Sines), a sua função era servir de manancial de água. Esteve ao abandono durante largos anos, hoje o tanque encontra-se cheio de terra, como medida preventiva, pois ao seu lado encontra-se construída uma ciclovia.
Será sempre um local lembrado pela rapaziada. Que belos mergulhos que eu dei no tanque...

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Demolição da Escola C+S de Sines

















Aqui fica uma foto tirada em 20 de Agosto de 2003, quando estavam a demolir a antiga Escola C + S de Sines .Por aqui passaram várias gerações de Sinienses, hoje a maioria na faixa etária dos 35 - 40 anos, quem não se recorda da bicicleta do "Escaravelho" hasteada no mastro da bandeira á entrada da escola, quando o Joaquim Agostinho faleceu. Quem não se recorda do Rui Pratas que apareceu com um chassis de um carro telecomandado (naquela altura era uma coisa nunca vista) e andava a brincar com ele pela Escola. Quem não se recorda do inicio do período lectivo quando os mais velhos ficavam na entrada do buffet a dar carolos nos recém chegados. Quem não se recorda das famosas aulas do professor "Australópiteco" que quando se enervava tinha ataques de epilepsia. Quem não se recorda dos desafios Benfica/Sporting disputados nos furos das aulas. Enfim poderia continuar com "Quem não se recorda...", que haverão sempre situações a recordar. Hoje esta Escola está melhor equipada e concerteza que daqui a uns anos haverão outras situações a ser recordadas pela actual geração de alunos.

Na foto, em primeiro plano, vê-se a demolição dos antigos pavilhões e em segundo plano já se vê a cobertura dos actuais edifícios da escola 2/3 de Sines.