sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Banho 29 em Sines






















Não há que deixar morrer a tradição, o Ginásio Clube de Sines vem incentivar a prática do tradicional banho 29 em Sines, sei que o ano passado um grupo de pessoas (Associação Artesãos de Sines) também o fizeram, e já me disseram que este ano irão também dar o seu mergulho . No Canto do Mosqueiro na Costa de Norte em Sines, também existe um grupo de pessoas que celebram todos os anos o banho 29. Recordo-me dos antigos banhos 29 (anos 80/90), e não sou assim tão velho, a praia de Sines enchia, os grupos de rapazes eram muitos, e normalmente todos iam para a praia bem cedo, para não serem apanhados na descida. Pois esses grupos faziam esperas, e iam á descida "apanhar" as pessoas e traziam-nas no ar até as atirarem para dentro de água vestidas. Era uma alegria.
A tradição do banho 29 em Sines tem a ver com ida à praia dos antigos lavradores e famílias, que traziam o seu gado para se banharem nas águas salgadas do oceano (forma de desparasitar os animais). Como nesse tempo (princípios do século passado) os fatos de banho eram raros, essas gentes aproveitavam e tomavam o banho vestidos. Ora a partir dai, é que surge o célebre banho 29. A fonte de informação acerca da origem do banho 29 foi-me transmitida pelos mais velhos, e é essa informação que aqui deixo, julgo que seja a correcta.
Já sabem na manhã de 29 de Agosto, levem o pijama, e vamos dar um mergulho na praia de Sines.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Carapau assado na brasa
















Carapau é uma espécie de peixe da família Scombridae e Carangidae. Esta espécie é abundante na Costa de Sines. Existem vários tipos de carapaus: o carapau branco, o carapau azul, o carapau manteiga, o carapau do alto e os famosos jaquinzinhos (carapau pequeno). Este peixe é saboroso, pode ser cozinhado de várias maneiras: assado, cozido (alimádo) , frito e de escabeche. É um verdadeiro pitéu.

sábado, 1 de agosto de 2009

Pontal em Sines

















Aqui ficam duas fotos para que se possam comparar as diferenças ocorridas no período de 102 anos, a foto mais antiga foi tirada em 1907 e a outra é actual.