quarta-feira, 29 de abril de 2009

terça-feira, 28 de abril de 2009

Recordações da TV - Verão Azul



Série espanhola que foi transmitida nos principios dos anos 80.Todos se recordam do famoso "Piranha", este personagem originou muitas brincadeiras entre os jovens daquela altura, como imaginam qualquer um que fosse mais gordinho e que gostasse de comer era logo apelidado de "Piranha".

domingo, 26 de abril de 2009

Pensamento do dia



"uma boa vida tem como base o sentido do que queremos para nós em cada momento e daquilo que, realmente, vale como principal" (Guerdjet)

Recordações da TV - Os Marretas



Inicio aqui uma rubrica referente a séries televisivas que foram êxitos no passado. É sempre bom recordar as coisas boas...

sábado, 25 de abril de 2009

Fogo artificio- Sines



Algumas imagens do fogo de artificio lançado sobre a baía de Sines no dia 25 de Abril de 2009.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Pensamento do dia



"Todos esses que ai estão atravancando o meu caminho, eles passarão...eu passarinho !" (Mário Quintana)

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Pensamento do dia



"Compra não o que consideras oportuno, mas o que te falta; o superfluo é caro, mesmo que custe apenas um soldo" (Catão)

terça-feira, 14 de abril de 2009

Amola-tesouras em Sines



Deparei-me recentemente com o tradicional amola-tesouras a circular pelas ruas de Sines, esta figura já é uma raridade. A "profissão" está em extinção e a sociedade cada vez mais utiliza os produtos de consumir e deitar fora. Para os mais novos o chamado amola-tesouras é um individuo que circula com uma bicicleta equipada com uma roda de amolar (esmeril) e que em troca de pagamento faz a manutenção (afia) das tesouras e das facas. O individuo faz-se anunciar através de uma gaita de beiço. Ao ouvir o toque da gaita o povo diz: que o toque do amola-tesouras anuncia a chuva...

segunda-feira, 13 de abril de 2009

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Ovos da Páscoa



O hábito de dar ovos de verdade vem da tradição pagã. O hábito de trocar ovos de chocolate surgiu na França. Antes disso, eram usados ovos de galinha para celebrar a data.

A tradição de presentear com ovos - de verdade mesmo - é muito, muito antiga. Na Ucrânia, por exemplo, centenas de anos antes de era cristã já se trocavam ovos pintados com motivos de natureza - lá eles têm até nome, pêssanka - em celebração à chegada da primavera.

Os chineses e os povos do Mediterrâneo também tinham como hábito dar ovos uns aos outros para comemorar a estação do ano. Para deixá-los coloridos, cozinhavam-os com beterrabas.

Mas os ovos não eram para ser comidos. Eram apenas um presente que simbolizava o início da vida. A tradição de homenagear essa estação do ano continuou durante a Idade Média entre os povos pagãos da Europa.

Eles celebravam Ostera, a deusa da primavera, simbolizada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor de seus pés.

Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus - o Concílio de Nicéia, realizado em 325, estabeleceu o culto à data. Na época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorna) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria.

Na Inglaterra do século X, os ovos ficaram ainda mais sofisticados. O rei Eduardo I (900-924) costumava presentear a realeza e seus súditos com ovos banhados em ouro ou decorados com pedras preciosas na Páscoa. Não é difícil imaginar por que esse hábito não teve muito futuro.

Foram necessários mais 800 anos para que, no século XVIII, confeiteiros franceses tivessem a idéia de fazer os ovos com chocolate - iguaria que aparecerá apenas dois séculos antes na Europa, vinda da então recém-descoberta América. Surgido por volta de 1500 a.C., na região do golfo do México, o chocolate era considerado sagrado pelas civilizações Maia e Asteca. A imagem do coelho apareceu na mesma época, associada à criação por causa de sua grande prole.

Fonte: Wikipédia

segunda-feira, 6 de abril de 2009

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Pensamento do dia



"Os meios que tornam um homem susceptivel de fazer fortuna são os mesmos que o impedem de a gozar" (Antoine Rivarol)

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Dia das mentiras





Há muitas explicações para o 1 de Abril ter se transformado no Dia das Mentiras ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de Abril.

Em 1564, depois da adopção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de Abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de Abril".

No Brasil, o 1º de Abril começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efémera, lançado em 1º de Abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de Setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de Abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
Fonte: Wikipédia

Estejam atentos, porque já diz o ditado: "Em primeiro de Abril vão os burros onde não devem ir".