terça-feira, 31 de março de 2009

domingo, 29 de março de 2009

Cegonhas em Sines



No decorrer da semana passada deparei-me com um casal de cegonhas a voar sobre a cidade de Sines, encontravam-se na zona da Estanqueira (Baixa de São Pedro), parecia que o macho andava a fazer a corte á fémea, coisas da época...
É de louvar o aparecimento ou (reaparecimento) desta espécie aqui junto á nossa cidade.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Horário de Verão



O horário de Verão em Portugal verifica-se a partir do último domingo de Março até ao último domingo de Outubro. Como tal, na madrugada do próximo domingo dia 29, os ponteiros serão adiantados uma hora, à 1,00 hora passará para as 2,00 horas.
Por curiosidade, este horário de Verão da Europa ocidental foi uniformizado em 1997 pelo Parlamento Europeu, devendo a hora mudar ao mesmo tempo em toda a Comunidade Europeia.
Não se esqueçam a madrugada de domingo será mais curta !

segunda-feira, 23 de março de 2009

sexta-feira, 20 de março de 2009

Primavera




Hoje tem inicio a Primavera (Primavera Boreal), esta estação do ano é associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestre. A Primavera inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho. Hoje o dia e a noite têm a mesma duração, a cada dia que passa, o dia aumenta e a noite irá encurtando, aumentando assim a insolação do hemisfério. Começam os preparativos para mais uma época balnear...

quarta-feira, 18 de março de 2009

domingo, 15 de março de 2009

Pensamento do dia



"Aprendi que um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se"
(Gabriel Garcia Marquez)

quarta-feira, 11 de março de 2009

A Alma e a Gente



Na RTP2 foi emitido um episódio do programa "A Alma e a Gente", de autoria do Professor José Hermano Saraiva, sendo o tema a cidade de Sines. Pode visualizar o mesmo (clicando aqui)

quinta-feira, 5 de março de 2009

I.P. 8 - Sines / Beja




Neste site (clique aqui)pode-se ver os vídeos referentes ao lançamento do concurso e da assinatura do contrato de concessão referentes á nova ligação rodoviária.
Aguardemos pela execução da obra....

domingo, 1 de março de 2009

Parque eólico - Sines



Situa-se em Monte Chãos é constítuido por 12 aerogeradores de 150 Kw/cada e foi construído em 1990, pertence á firma "Aerogeradores de Portugal S.A." e está ligado directamente á rede da E.D.P. Os aerogeradores encontram-se instalados em torres com 30 metros de altura e o diâmetro das suas hélices é de 28 metros, a produção máxima de cada unidade é de 150 Kw/hora.

Bombeiros Voluntários de Sines - Posto de Emergência Médica - I.N.E.M.



Aqui fica na integra a noticia do jornal Correio da Manhã da edição do dia 28 de Fevereiro de 2009. Assim sendo,a Corporação dos Bombeiros Voluntários de Sines brevemente irá contar com mais um meio para servir a população do Concelho...



Investimento de 6,5 milhões de euros
Novas ambulâncias
A ministra da Saúde anunciou ontem a colocação, em Março, de cinco novos Postos de Emergência Médica em corporações de bombeiros em Areosa/Rio Tinto, Sever do Vouga, Almeirim, Sertã e Sines.

Durante a entrega de 45 ambulâncias aos representantes legais dos corpos de bombeiros, Ana Jorge sublinhou "o esforço de renovação do equipamento do INEM".

"Esta renovação é fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Integrado de Emergência Médica", afirmou Ana Jorge, adiantando que o investimento público foi de seis milhões e meio de euros.