segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Sismo sentido em Sines



Hoje pelas 16,00 horas foi sentido um sismo na região de Sines, o epicentro foi registado a Sul de Grândola, com uma magnitude de 3,9 na escala de Ritcher, até ao momento não há registo de danos materiais.
Localização do epicentro: Lat: 38,07 ; Long: -8,56 (Fonte: Instituto de Meteorologia)

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Praia da Costa do Norte - Sines



Imagens da praia da Costa do Norte, onde podem observar alguns pescadores lúdicos a tentar a sua sorte... talvez enganem um sarguito !

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Ataques cardíacos


O coração é um músculo, como tal necessita de oxigénio, que é fornecido pelo sangue dos vasos sanguíneos (artérias coronárias). Um coágulo sanguíneo pode bloquear o fluxo de sangue ao músculo cardíaco, o que pode originar danos no músculo cardíaco (depende do tempo de duração do bloqueio), podendo levar o músculo cardíaco a uma falência total.Alguns sintomas de um ataque cardíaco são: Fraqueza, palidez, náuseas, suor intenso, falta de ar, dor no ombro, dor no braço, dor na barriga, dor na mandíbula, dor no peito. Caso aconteça uma situação destas quando a pessoa se encontrar sozinha e tenha tempo de se aperceber do que está a acontecer, existe um procedimento que poderá fazer para que consiga resistir até á chegada de ajuda. Não deverá entrar em pânico e começar a tossir repetida e vigorosamente. Devendo respirar profundamente, antes de cada tosse. A tosse deve ser profunda e prolongada, como quando se produz um forte ataque de tosse, proveniente do diagrama. Cada inalação e cada tosse devem ser repetidas de dois em dois segundos, aproximadamente, e sem parar, até que se consiga uma ajuda, ou até que o coração esteja, de novo, a bater normalmente. As inspirações profundas levam oxigénio aos pulmões e os movimentos de contracção da tosse comprimem o coração e mantêm o sangue a circular. A pressão sobre o coração também ajuda a recuperar o ritmo cardíaco normal. Desta maneira, as vitimas de um ataque de coração podem aguentar até receber ajuda.