domingo, 25 de janeiro de 2009

sábado, 24 de janeiro de 2009

domingo, 18 de janeiro de 2009

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Recolha de óleos alimentares apoia A.M.I.


No seguimento da aprovação de um protocolo com a AMI - Assistência Médica Internacional e a Space Lda, por cada litro de óleo recolhido, a AMI recebe uma contrapartida financeira. Os proprietários dos estabelecimentos comerciais de restauração, hotéis e cantinas de Sines podem aderir ao projecto, para tal devem contactar o Serviço de Ambiente da Câmara Municipal de Sines (tlf: 269 860 000). Esta acção irá beneficiar a organização internacional e ao mesmo tempo possibilitará a diminuição de óleos e gorduras no efluente doméstico e no aterro sanitário.

Fonte: Câmara Municipal de Sines

domingo, 11 de janeiro de 2009

Moinho de Vento



Os moinhos de vento durante o século XX foram muito importantes para o povo pois os mesmos eram usados na moagem dos cereais para fazer farinha para o pão. Hoje em dia estes moinhos são na maior parte dos casos testemunhos do passado. No ponto mais alto de Sines, Monte dos Chãos, encontra-se um moinho de vento, este foi recentemente reposicionado e recuperado. Uma visita interessante aqui tão perto, especialmente para os mais novos.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Como apagar fogo em óleo




Aqui fica um video muito útil para se ficar com uma noção sobre os procedimentos que deverão ser efectuados para apagar fogo em óleo. Esta situação acontece frequentemente nas cozinhas.
Muito importante será manter a calma.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Exercicio Busca e Salvamento Marítimo






Este exercício foi feito com uma embarcação de pesca de Sines (Avô Tibúrcio) e decorreu a Norte de Sines.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Acidentes Rodoviários











Esta é uma situação que poderemos encontrar em qualquer altura ou mesmo estarmos envolvidos nela. Sempre que presenciar ou for vítima de um acidente rodoviário, existe uma série de procedimentos que deverá efectuar para a sua segurança e a dos outros.
- Não fume nem permita que fumem no local do acidente, pois poderá haver fuga de combustível.
-Desligue o motor dos veículos acidentados, por vezes é necessário recorrer á bateria para desligar os bornes.
- Trave os veículos sinistrados com o travão de mão, no caso de não ter acesso ao travão de mão coloque pedras nas rodas de modo a imobilizar o veículo.
- Tape com terra as manchas de combustível ou óleo derramado.
- Em caso de incêndio use um extintor (dirigido sempre para a base das chamas) ou terra para o apagar.
- Sinalize o local do acidente, para que os condutores dos outros veículos se apercebam. Para isso vista o colete reflector e coloque o triângulo de emergência na via, se possível peça a alguém que devidamente sinalizado faça sinal aos outros condutores para que reduzam a velocidade ao aproximarem-se do local do acidente.
- Ligue para o (112) ou utilize os postos avisadores SOS, quando for atendido indique o local exacto do acidente, número de vitimas, o estado aparente das mesmas, número de veículos envolvidos, tipo de veículos.
Todos estes dados em principio irão ser-lhe pedidos pelo operador que o atender.
Em relação ás vitimas deverá agir com rapidez, mas se não tiver preparação não lhes mexa. Os primeiros socorros mal prestados poderão ocasionar lesões ou agravar as já existentes. Só numa situação de incêndio é que deve tentar retirar uma pessoa encarcerada. Não tire o capacete a um motociclista acidentado. Não dê de beber ou de comer a uma vitima de acidente. Fale com elas e reconforte-as até á chegada dos meios de socorro.
Fonte: Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil