sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Bombeiros Voluntários de Sines em festa no dia 01 de Dezembro


No próximo dia 01 de Dezembro (2ª feira) os Bombeiros Voluntários de Sines comemoram o 65º aniversário.
Devido á grandiosidade desta Associação e ao valor sentimental que a mesma representa para mim, faço aqui a minha homenagem a todos os bombeiros e orgãos sociais que por lá passaram e que lá estão. Continuem a desempenhar essa nobre tarefa que tem por lema "Vida por Vida".
Parabéns Bombeiros Voluntários de Sines.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Estandarte Presidencial no Castelo de Sines
















Ontem dia 24 de Novembro, foi hasteado no castelo de Sines o estandarte presidencial. Na sequência da visita do S. Exa., o Presidente da República Professor Aníbal Cavaco Silva. As cerimónias da inauguração da Casa Museu Vasco da Gama tiveram inicio pelas 11 horas no castelo de Sines e prolongaram-se até ás 13 horas, tendo a comitiva presidencial seguido para um almoço na Casa do Médico S. Rafael em Sines. Como manda o protocolo á chegada de S. Exa., o Presidente da República o estandarte presidencial foi hasteado no ponto mais alto do castelo de Sines. Notou-se o espanto de alguns populares ao repararem na bandeira toda verde com o escudo nacional, ora esta bandeira foi criada em 1930 e destina-se a assinalar a presença do Chefe de Estado, a mesma foi arreada assim que S.Exa., saiu do castelo de Sines. Só por curiosidade além da bandeira nacional que é o símbolo máximo da nação existe o estandarte presidencial como já foi referido, a bandeira da Assembleia da República e as duas bandeiras das regiões autónomas (Madeira e Açores), são estes o cinco símbolos usados em cerimónias de estado.

domingo, 23 de novembro de 2008

Sines em festa no dia 24 de Novembro


Na segunda feira dia 24 de Novembro de 2008 feriado municipal, a cidade de Sines comemora o 646º aniversário desde a sua elevação a vila, o foral foi atribuido pelo Rei D.Pedro I em 1362. O castelo de Sines também foi construído nesta data. A principal cerimónia comemorativa será a inauguração do Museu e Casa de Vasco da Gama, que se situa no castelo de Sines, nos edificios interiores que foram recentemente restaurados. Esta cerimónia contará com a presença de S.Exa., o Sr. Presidente da República.
Mais informações sobre as comemorações poderão ser obtidas no sítio da internet da Câmara Municipal de Sines (www.sines.pt).

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Sines - ontem e hoje



Apresento aqui duas vistas aéreas de Sines, uma dos anos 70 e a outra recente. Nota-se o crescimento urbano e a expansão resultante da fixação de industria nesta localidade do Litoral Alentejano. Imaginem como será daqui a quarenta anos...

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Guerra do Ultramar






















Deixo aqui o testemunho escrito de um Sineense que teve a dura experiência de vida que foi a Guerra do Ultramar. Como ele muitos jovens daquela altura passaram por esta situação, tendo ficado com traumas que ainda hoje os perseguem. Todos eles hoje andam na faixa etária dos sessenta ou setenta anos, os tormentos psicológicos continuarão a persegui-los até ao restos dos seus dias. Através deste escrito pretendo homenagear todos eles.








Fonte: Correio da Manhã (publicação de 17 Fevereiro 2008)

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Dia Nacional do Não Fumador


Hoje dia 17 de Novembro comemora-se a nível nacional o dia do não fumador, todos temos a noção do mal que faz á saúde a pratica deste vício, no entanto ainda há jovens a aderir ao mesmo. Talvez por questões sociais ou por não quererem encarar os malefícios dai provenientes. A nova lei do tabaco veio restringir e dificultar a aquisição do tabaco por parte dos mais novos. No entanto neste nosso país de brandos costumes, muitos comerciantes permitem que menores de dezoito anos comprem tabaco,por vezes o acto é praticado na presença de outros cidadãos e ninguém tem a coragem de denunciar, ficando todos impunes e de consciência tranquila.
Pois a situação da diminuição do consumo de tabaco só acabará por surtir efeito quando se conseguir que se torne uma questão de consciência, só que para isso teremos todos e em especial o governo de começar a consciencializar os mais novos, abordar o assunto em casa e na escola. Talvez assim se consiga que o consumo de tabaco deixe de ser visto como um acto de afirmação na sociedade e passe a ser encarado como uma atitude errada. Eu também errei, mas há dez anos que me redimi, e deixei esse vício. Beneficiei a nível físico e a nível económico, façam o mesmo e comecem a ter melhor hálito... Pois só depende de cada um !

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Naufrágio em Vila Nova Milfontes
















Tal como nos filmes de aventuras, há cerca de doze anos, quatro marinheiros holandeses navegavam em águas Portuguesas perto da barra de Vila Nova de Milfontes com rumo a Norte, o seu destino seria o Atlântico Norte, pois a embarcação era Holandesa. A máquina começou a falhar devido a avaria e acabou por parar, o temporal (vento forte de Noroeste) que se fazia sentir naquela manhã ajudou a encalhar o rebocador nas rochas junto à praia. O alerta foi dado à capitania do Porto de Sines por populares, e os meios de salvamento foram mobilizados para o local. Os bombeiros voluntários de Sines, deslocaram-se para o local, com os meios indicados naquela altura para serem utilizados em situações de salvamento marítimo (auto porta cabos). Para quem não conhece, o auto porta cabos tratava-se de um veículo marca "Mercedes Unimog" do Instituto de Socorros a Náufragos, que estava equipado com o sistema de salvamento marítimo (terra-mar): lança foguetes, foguetes, todo o material de espias e cabos, gata, bóias circulares, enfim um arsenal que tinha que ser manuseado no mínimo por catorze elementos. Chegados ao local a equipa de salvamento deparou-se com o seguinte cenário, os quatro marinheiros estavam no convés da embarcação equipados com coletes salva-vidas e muito assustados, três elementos da equipa de salvamento (um deles era eu) foram a nado até junto da embarcação naufragada, sim a nado, pois naquela altura os salvamentos marítimos eram feitos desta forma. O mar encontrava-se bastante alterado, com ondulação superior a três metros, levávamos uma bóia circular que estava ligada a terra por uma espia (cabo mais fino). Houve dificuldade de comunicação com os marinheiros, no entanto eles perceberam a mensagem e acabaram por se atirar á água, tendo sido recolhidos pela equipa de salvamento e encaminhados para terra, a operação de salvamento foi um êxito. Posteriormente foram encaminhados para a unidade hospitalar, e a Policia Marítima acompanhou-os e encarregou-se das averiguações.






Só voltei ao local este ano, por curiosidade fui procurar a praia onde a embarcação se encontra encalhada, levei a minha mulher e os meus filhos e acabei a relembrar pormenores do salvamento. A embarcação encontra-se encalhada na praia, devido á acção do mar, que a empurrou para terra, desconheço o motivo porque não foi recuperada na altura ou porque é que não foi desmantelada, talvez por questões económicas... Quem quiser ver, pode ir a Vila Nova de Milfontes, á praia localizada a Norte da foz do rio Mira, pois o rebocardor jaz junto ao mar, no areal desta tranquila praia da Costa Vicentina.






terça-feira, 4 de novembro de 2008

LNG em Sines
















Passados cinco anos o porto de Sines, continua a receber os grandes navios de LNG. Normalmente provenientes da Nigéria e outros países produtores de gás natural. O LNG é o gás natural liquefeito. Liquefeito porquê? Porque é reduzida a sua temperatura a - 162ºC á pressão atmosférica o que origina uma substancial redução de volume em relação ao mesmo em estado gasoso (1/600). Este combustível está cada vez mais a ser utilizado pois tem uma elevada densidade de energia, e como é um liquido, pode uma maior quantidade, ser armazenada num espaço mais pequeno.Aqui em Sines a maior parte do LNG é regaseificado e injectado em rede para consumo. No dia 26-10-2003 atracou o primeiro navio metaneiro no terminal metaneiro em Sines, o navio foi o "LNG PORT HARCOURT".