domingo, 19 de outubro de 2008

Tanque explode em Sines


Nos finais dos anos 80, numa tarde normal como muitas outras, Sines foi sacudida por uma violenta explosão. Estavam a ser feitas obras de manutenção e reparação no terminal petrolífero em Sines, na zona dos tanques, nessa altura operários procediam á soldadura no topo do tanque. Crê-se que foi erro humano, através dos gases provenientes dos respiradouro do tanque foi desencadeada a explosão do mesmo. Os operários morreram na sequência da explosão. Muitos vidros se partiram naquela tarde em Sines, a população receou o pior... Já lá vão uns anos, os sinienses mais novos não se recordam deste acidente nem de outros anteriores, hoje os procedimentos de trabalho são outros, mas não podemos deixar de estar atentos, e devemos avivar o assunto de modo a não nos acomodarmos e talvez não devamos dar muita importância ás placas informativas que abundam á entrada das fábricas indicando as taxas de sinistralidade, pois a maior parte das vezes estes indicadores são manipulados pelas partes interessadas...

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Águia em Sines








Já lá vão 32 anos, aos sábados á tarde era quase como um ritual a miudagem deixava a brincadeira e ia sentar-se em frente do televisor para ver o "Espaço 1999", nessa altura os televisores eram a preto e branco. O "Espaço 1999" era uma série de ficção cientifica sobre os ocupantes de uma base lunar na Lua (base Alpha), e a sua viagem pelo espaço, depois da Lua ser projectada para o espaço devido á explosão dos resíduos radioactivos existentes na mesma, que eram produzidos pelos reactores nucleares da Terra. A série foi transmitida em 1976, tinha excelentes efeitos especiais considerados para a época, a série caracterizou-se por ser muito bem projectada e por produzir modelos em escala, incluindo a Águia, um veículo de transporte entre a Terra e a Lua.


Recordo-me de um carnaval de Sines, nos finais dos anos 70, em que um dos carros alegóricos era a Águia, o carro foi feito por uma empresa de Sines, os figurantes eram crianças e iam vestidas com fatos espaciais, a Águia tinha no seu topo uma pistola (tubo metálico) que atirava jactos de papelinhos coloridos, aquilo é que foi, conseguiram deslumbrar crianças e adultos. Após essa viagem carnavalesca a águia aterrou no antigo I.O.S. em Sines, e durante cerca de três décadas fez milhares de viagens no imaginário das várias gerações que por lá têem passado. Há cerca de três ou quatro anos por motivos de segurança e devido á reestruturação do parque infantil foi retirada.A Águia voou até ás instalações da Câmara Municipal de Sines na Z.I.L. 2 (está á espera da enfardadeira). Esta viagem parece que será a sua viagem final, a não ser que... alguém se lembre que aquele "brinquedo" é um marco na história de Sines, é uma obra de arte, é uma pena desaparecer assim, o mesmo poderia ser colocado no casão do Carnaval de Sines, até poderia ser utilizado num carro alegórico nos próximos anos...Tenho esperança que alguém leia este artigo e que aproveite estas ideias, ainda vão a tempo !

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Busca e Salvamento no Concelho de Sines



O Concelho de Sines encontra-se situado no litoral alentejano sendo a maior parte do mesmo banhado pelo oceano Atlântico, a grande extensão de costa origina por vezes incidentes que para fazer face aos mesmos é necessário recorrer aos meios de busca e salvamento. Esses meios são os seguintes: Bombeiros Voluntários de Sines, Guarda Nacional Republicana, Capitania do Porto de Sines - (Instituto de Socorros a Náufragos e Policia Maritima) e a Força Aérea. Quando necessários estes meios são accionados em conjunto, já tendo acontecido várias vezes no nosso Concelho. Uma das últimas de que tenho registo foi em Março de 2006, quando o Sr. Nuno "Faxina" desapareceu na Costa do Norte. No caso de ser necessário solicitar socorro para uma eventual situação deverá sempre contactar os Bombeiros Voluntários de Sines (Tlf: 269 870 500) que por sua vez accionam os meios mais adequados á situação.



quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Em Sines ainda não se pode adquirir o cartão de cidadão


É com alguma tristeza que recentemente fui informado que na Conservatória do Registo Civil de Sines ainda não é possível adquirir o Cartão de Cidadão, pois a mesma não tem espaço fisico para instalar o equipamento necessário á emissão do referido cartão. Quem estiver interessado na obtenção do mesmo, terá que se deslocar á Conservatória do Registo Civil de Santiago do Cacém (edificio do tribunal), eu já o fiz e o processo é simples, rápido e mais barato do que a emissão do bilhete de identidade. Sei que estão a decorrer obras num edificio localizado na zona antiga da cidade de Sines, no qual se irá localizar a Conservatória, espero que o tal espaço fisico para a instalação do equipamento tenha sido contemplado para que a população de Sines possa obter o dito cartão de cidadão.

P.S. afinal a tal "propaganda" do 5 em 1 não é verdade, pois fui informado pelos serviços da Conservatória de que teria de manter o cartão de eleitor antigo, pois parece que não existem terminais de leitura do cartão de cidadão nas salas de voto....

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

D. Vasco da Gama


A figura mais conhecida de Sines, e um dos nomes mais famosos do nosso país. Filho de Sines, figura da nossa história. A 19 de Dezembro de 1970 foi-lhe prestada homenagem erguendo uma estátua em bronze que ainda hoje contempla a baía de Sines ao lado do seu castelo. Se visitarem Sines aconselho uma passagem por este local.