domingo, 21 de setembro de 2008

Navio petroleiro explode em Sines

 













Já lá vão 28 anos, feitos recentemente no dia 15 de Agosto, esta data foi marcada pela explosão do navio petroleiro "Campeon" que se encontrava atracado no terminal petroleiro de Sines, houveram mortos. Recordo-me de ir a caminho da feira de Agosto, da parte da tarde, quando subitamente Sines foi abalado por uma explosão, o receio de todos era a propagação do incêndio pelos tubos (pipeline). Praticamente toda a população de Sines se deslocou para as zonas junto ao mar, local ideal para observar a catástrofe. Os meios de segurança fizeram o melhor que sabiam e o que estava ao seu alcance, esta situação, despertou a consciência da "politica" de segurança nas empresas da região em especial as que trabalham com hidrocarbonetos. Para que não nos esqueçamos do que aconteceu, junto á ribeira em Sines, na Av.ª Vasco da Gama encontra-se uma das hélices do navio "Campeon", é um monumento que homenageia quem perdeu a vida nesta catástrofe e que ao mesmo tempo nos recorda que já lá vão 28 anos mas que não estamos livres de voltar a acontecer uma situação semelhante...

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Sismos



O nosso país encontra-se dividido em quatro zonas de risco sísmico, a de baixo risco, a de risco moderado, a de risco acentuado e a de alto risco. Sines localiza-se na zona considerada de alto risco, todos conhecemos relatos e já temos sentido sismos de baixa intensidade aqui na nossa zona. O último "grande" sismo sentido em Sines, foi no dia 28 de Fevereiro de 1969, atingiu a magnitude de 7,3 na escala de Richter, mais recentemente houve um registo de magnitude 3,7 na escala de Richter, este foi sentido no dia 14 de Abril de 2008.


Estas forças da natureza não se conseguem prever, não se sabe quando e onde irão acontecer, mas podemos utilizar técnicas para aumentar as nossas hipótese de sobrevivência em caso de... , até há bem pouco tempo era transmitido que os "lugares seguros" em caso de sismo quando estivermos dentro de casa, seriam, abrigarmo-nos debaixo de uma mesa ou da cama ou então no umbral de uma porta. Pois actualmente está a ser divulgada a técnica denominada "O TRIÂNGULO DE VIDA", consistindo a mesma em fazer precisamente o contrário do que era comum aconselhar. A técnica "TRIÂNGULO DE VIDA" consistem em colocarmo-nos em posição fetal perto de qualquer objecto grande, um armário, uma mesa, um sofá. Pois em caso de colapso da cobertura, em volta desses objectos certamente ficará um espaço vazio. Esta situação foi constatada por técnicos de equipas de resgate, tendo sido feitos testes com vinte manequins que foram colocados dentro de um prédio que foi implodido. Dez manequins foram colocados nos locais onde anteriormente era aconselhado ficar em caso de sismo, ficaram todos esmagados , os restantes dez manequins foram colocados junto a objectos de grandes dimensões e nenhum deles sofreu qualquer dano. Portanto em caso de sismo será aconselhável colocar-se em posição fetal junto a um sofá, a uma mesa ou um armário, em caso de colapso certamente ficará um espaço vazio circundando o mesmo. Se você estiver numa cama durante a noite, e acontecer um sismo, deverá girar o corpo até ao chão e mantenha-se no espaço vazio junto á cama, se você estiver na sala a ver T.V. e não puder sair rapidamente de casa para a rua, deverá deitar-se no chão em posição fetal junto ao sofá, ou junto a uma cadeira grande ou um armário. Certamente que num futuro próximo os meios de protecção civil começarão a divulgar esta técnica, mas até lá será aconselhável pensarmos seriamente nos factos constatados pelos técnicos das equipas de resgate e se por ventura acontecer o pior, que tenhamos em mente este relato.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Pesqueiros de Sines



Como curiosidade achei interessante colocar aqui os pesqueiros de Sines, alguns já não existem devido á construção do molhe Oeste - terminal petrolifero, molhe do terminal do carvão, do terminal XXI ou parte deste, pois ainda está prevista a sua ampliação. Como deverá ser dificil visualisar os nomes na foto vou indicar os nomes aqui, os mesmos serão ordenados de Norte para Sul, tendo inicio na praia da Costa do Norte e terminando na Praia de São Torpes.

Pião da praia; Pedra alta; Praia debaixo da vinha; Poça dos carreiros; Lagoa; Peões da lagoa; Debaixo da peça; Pedras do sal; Carreiro do concelho; Salto do palrão; Peso dos piais; Piais; Boca da furna; Costas do linguincho; Linguincho; Praia de barro; Praia do linguincho; Assenhas; Praia das bruxas; Parede das assenhas; Pião coelho; Pedras negras; Mangedouras das pedras negras; Lombão das pedras negras; Poça das pedras negras; Poça da biquinha; Pião preto; Amarelas; Ponta das amarelas; laje do aguião; Laje alagada; Laje rasa; Ponta das lagens; Corredoura do rio do ouro; Pedrais; Cabo de Sines; Pombeira; Perceveira; Praia grande; Mesa; Pontal; Lajinha; Salto; Espigão; Papa-anzóis; Moura; Praia do convento; Cozinha; Rosto preto; Cadeirinha; Praia da silveira; Silveira; Praia fundo da silveira; S. Geraldo; Carreiro de S. Geraldo; Pião ofendido; Pião barroso; Praia do curralinho; Curralinho; Curral secado; Pião do curral secado; Salto da lebre; Assobiador; Carreiros; Praia da zimbreira; Pião amarelo; Praia dos piões bom salvador; Piões bom salvador; Esperoeira da laje quadrada; Todo; Laje quadrada; Escorregadio; Pião dos mergulhões; Buraco das pipas; Saltinhos; Pião quebra cruz; Monte Batista; Piões amarelos; Pião do brejo redondo; Esgalho do roazes; Galés; Piões do vale marim; Predeneiras; Rebolos; Cavalo da praia; Praia dos carreiros dos linguados; Pedra da noiva; Cabo da praia; Praia de São Torpes.

Hospitais Públicos


Hoje assisti no Hospital do Litoral Alentejano, a uma situação comum na maioria dos hospitais públicos Portugueses. Embora eu não seja um utente assíduo dos hospitais (felizmente), durante seis anos tive oportunidade de entrar nalguns, ao serviço dos Bombeiros Voluntários de Sines , como tal posso confirmar que o caso que vou relatar não é único. Pois então, assisti á revolta de um cidadão que acompanhava a sua esposa á consulta de uma especialidade, este encontrava-se a falar com os enfermeiros, faláva em voz alta e bom som, num acto de desespero e ao mesmo tempo de frustação. Segundo o que me apercebi a sua esposa tinha consulta marcada para as 9,30 horas no serviço que não vou aqui mencionar, mas que é semelhante a muitos outros serviços existentes nos nossos hospitais. Áquela hora 11,30 h. a senhora ainda não tinha sido atendida porque o médico ainda não tinha chegado ao Hospital. Ora o dito cidadão "refilão" argumentava que se a sua esposa não tivesse comparecido á hora marcada seria penalizada, perderia a consulta e teria que voltar noutro dia, e o médico, como de costume encontrava-se atrasado um bom bocado e ninguém sabia dar uma justificação nem previsão de chegada do mesmo. O tal cidadão "refilão" argumentava com a reclamação no livro amarelo, mas... não avançou para o acto a que tem direito, talvez por receio de a sua cônjuge estar dependente dos serviços do tal médico atrasado, ou talvez por os restantes cidadãos que estavam a assistir (incluíndo eu que lá estava também) não lhe terem dado a tal força necessária que por vezes nos dá coragem para reclamar.

Publico este texto para que desta maneira possa ficar solidário com o tal cidadão "refilão", o médico pode ter um atraso como todos os seres humanos, pode ter tido um imprevisto, acontece... agora repetidamente esta situação acontecer é que já não é normal. Temos que ter coragem, reclamar é um direito, mas os direitos são adquiridos com o cumprimento das obrigações.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Chorões


Continuando pelas dunas junto ao mar de Sines, encontramos os chorões (Carpobrotus Edulis), planta rasteira muito resistente, carnuda com flor cor de rosa ou amarela. Esta planta é ideal para suster as areias, surtindo efeito contra as Nortadas habituais da nossa costa.

Esta planta reproduz-se rápidamente e não necessita de muitos cuidados, em certas zonas do pais (Sagres e arredores) é considerada uma "praga".

Camarinhas


Nas dunas perto do mar podemos encontrar as famosas camarinheiras. Arbustos que predominam nas dunas e que entre os meses de Julho a Setembro dão-nos o fruto - as camarinhas (Corema album - família Empetraceae), estas, parecem-se com pequenas pérolas, sendo o seu sabor uma mistura de doce e de ácido (agridoce). Esta planta ainda se pode encontrar em Sines junto ao mar. Se puderem provem, colham as bolinhas e deixem os ramos para que no próximo ano possamos voltar a tê-las.

domingo, 14 de setembro de 2008

Introdução

Tendo por objectivo partilhar ideias , conhecimentos e fazer com que a minha terra seja divulgada optei pela criação deste blog.

Espero que todos contribuam com matéria para que seja possível enriquecer o conteúdo deste espaço.

É uma satisfação tê-los por cá.