sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Águia em Sines








Já lá vão 32 anos, aos sábados á tarde era quase como um ritual a miudagem deixava a brincadeira e ia sentar-se em frente do televisor para ver o "Espaço 1999", nessa altura os televisores eram a preto e branco. O "Espaço 1999" era uma série de ficção cientifica sobre os ocupantes de uma base lunar na Lua (base Alpha), e a sua viagem pelo espaço, depois da Lua ser projectada para o espaço devido á explosão dos resíduos radioactivos existentes na mesma, que eram produzidos pelos reactores nucleares da Terra. A série foi transmitida em 1976, tinha excelentes efeitos especiais considerados para a época, a série caracterizou-se por ser muito bem projectada e por produzir modelos em escala, incluindo a Águia, um veículo de transporte entre a Terra e a Lua.


Recordo-me de um carnaval de Sines, nos finais dos anos 70, em que um dos carros alegóricos era a Águia, o carro foi feito por uma empresa de Sines, os figurantes eram crianças e iam vestidas com fatos espaciais, a Águia tinha no seu topo uma pistola (tubo metálico) que atirava jactos de papelinhos coloridos, aquilo é que foi, conseguiram deslumbrar crianças e adultos. Após essa viagem carnavalesca a águia aterrou no antigo I.O.S. em Sines, e durante cerca de três décadas fez milhares de viagens no imaginário das várias gerações que por lá têem passado. Há cerca de três ou quatro anos por motivos de segurança e devido á reestruturação do parque infantil foi retirada.A Águia voou até ás instalações da Câmara Municipal de Sines na Z.I.L. 2 (está á espera da enfardadeira). Esta viagem parece que será a sua viagem final, a não ser que... alguém se lembre que aquele "brinquedo" é um marco na história de Sines, é uma obra de arte, é uma pena desaparecer assim, o mesmo poderia ser colocado no casão do Carnaval de Sines, até poderia ser utilizado num carro alegórico nos próximos anos...Tenho esperança que alguém leia este artigo e que aproveite estas ideias, ainda vão a tempo !

4 comentários:

  1. olá dei alguns dias com este aguia no Catacombs e comecei a pesquisar para ver se sabia mais alguma coisa se ainda existia o parque o que tinha sido feito do aguia e foi com alguma pena que vi o que tinha acontecido... é pena

    acabei de fazer um post tb sobre o assunto

    cumprimentos,

    ja

    ResponderExcluir
  2. Olá João. Há uns anos atrás fui de propósito a Sines, fotografei o águia ainda no parque infantil e coloquei essas fotos nas Catacombs.
    Estou tristissimo por ver o que aconteceu ao Águia.
    Não sei se foste tu quem tirou esta foto, mas se foste, gostava de ter a tua permissão para postá-la nas Catacombs.
    O meu e-mail/facebook é paulojorgemorgado@hotmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Realmente é uma pena ver o objecto icónio do parque infantil do IOS (Sines) ter sido retirádo sem que se consulta-se a população em geral.
    Desde criança que me lembro do Águi ser o ponto central de todo o parque e que não havia criança que lá não brincasse mesmo que nunca soubesse a sua história e o que tão bem retratou.
    Por mim fazia sentido por em prática a ideia que sujeriram de o por novamente no desfile de Carnaval seria dignificante e teria todo o sentido para todos os Sinienses.

    ResponderExcluir
  4. No final dos anos 70 e início dos 80, que muita saudade me traz, fazia desse parque infantil um pouso obrigatório para muitas horas de brincadeira.
    José Pedro Prosperi

    ResponderExcluir

Só serão aceites comentários cujos autores se identifiquem.